Bem-vindo ao Blog
Dicas de arquitetura e práticas sustentáveis
Dicas que podem ser incorporadas desde a construção do imóvel, até o dia a dia dos moradores
A sustentabilidade é tema nos mais diversos segmentos, e na arquitetura não há o porquê de ser diferente. Há muitos projetos, dos quais os da NEO fazem parte, que já saem da planta equipados com tecnologias e atitudes verdes. E a sustentabilidade pode ter o início desde a construção de um imóvel até algumas das tarefas mais simples do dia a dia de quem vive no imóvel. Abaixo estão algumas das tendências e também como adotá-las. Confira!
- Adequação às leis
Descartar o lixo de forma inadequada vai totalmente contra o princípio da sustentabilidade. Existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei em vigor desde 2010 e que vale tanto para as empresas quanto para os cidadãos. Portanto para ter uma construção sustentável é necessário estar de acordo com as normas nacionais que regem desde o reaproveitamento dos materiais descartados que possam ser reciclados ou reutilizados, até a destinação correta dos resíduos para lixões ou aterros. Seguindo tais normas, as consequências serão positivas, pois garantirá um menor impacto ambiental, bem como uma economia em dinheiro, evitando desperdícios e possíveis multas por descumprimento da lei.
- Preserve a natureza
É fundamental ter uma mentalidade sustentável na hora de construir projetos arquitetônicos. Nas grandes cidades é constante o alerta de que os recursos naturais estão cada dia mais escassos. Para preservar a água, o solo e a vegetação, algumas alternativas são essenciais. Pode-se pensar, entre muitas possibilidades, em uma cisterna para armazenar chuva, por exemplo, ou evitar a utilização de químicos em hortas domésticas. Painéis solares para gerar energia de forma menos poluente também são bem-vindos.
- Economia na obra
Calcular bem tudo aquilo que será usado na obra é uma atitude muito prudente. Além de render ganhos no orçamento final, este tipo de medida reduzirá resíduos e sobras.
- Soluções tecnológicas
Muitas das soluções sustentáveis estão disponíveis no mercado por causa da tecnologia. São revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, materiais sustentáveis utilizados em móveis para áreas externas, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, e muito mais.
Este tipo de tecnologia garante ao projeto soluções inteligentes, que além de facilitar a vida dos moradores, causam menor impacto no meio ambiente. Pode até parecer que algumas das alternativas sejam de valor muito elevado, mas o custo inicial pode poupar dinheiro e muitas dores de cabeça no futuro.
- Reutilize
Madeiras, metais e cerâmicas, por exemplo, que viram entulhos, ainda podem ter uma serventia enorme em novos projetos arquitetônicos sustentáveis. Há empresas especializadas nesse tipo de “garimpo”, mas é possível encontrar este tipo de material em obras ou espaços com entulhos. Invista em criatividade para incluir esses itens e reutilize tudo o que for possível, sempre atento aos os materiais que estejam em boas condições para as obras. Essa é uma ideia que, por sinal, pode ser adotada na hora de estabelecer os móveis para a área externa.
- Crie indicadores de consumo
Com o monitoramento do andamento da construção ou o consumo da casa em geral, é possível saber o que está sendo feito corretamente e o que não está. Não há fórmula pronta, já que cada casa tem a própria demanda. Mas um bom exemplo é verificar as contas de luz, de água e de telefone de três anos para identificar se houve aumento no consumo. Dessa forma é possível evitar “vazamentos” nas contas de casa. Essa também é uma forma de saber se as tecnologias sustentáveis adotadas estão dando o resultado esperado.
- Estimule a sustentabilidade
Somente as suas atitudes não farão a casa sustentável. Mas se você estimular todos os que moram no espaço a se engajarem nas atividades sustentáveis, as mudanças serão perceptíveis. Na obra, por exemplo, explique aos construtores e arquitetos que as atitudes sustentáveis fazem parte da construção. Peça que evitem o desperdício de materiais de construção ou para que separem o que poderá ser reaproveitado daquilo que realmente é lixo.
- Viabilidade econômica
Uma casa sustentável não pode dar prejuízos. Verifique em quanto tempo as tecnologias se pagam. É uma maneira de checar se são viáveis economicamente.