Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

15 / 03 / 2020

Neuroarquitetura e a qualidade dos ambientes

Falar em arquitetura e neurociência e ainda estabelecer uma conexão entre elas parece algo improvável, mas a relação entre essas duas áreas é muito maior do que podemos imaginar. Você já parou para pensar como o ambiente a sua volta pode influenciar no seu comportamento e nas suas emoções? A maneira como um espaço é construído e organizado é fator importante para estabelecer uma interação entre o ser humano e o ambiente.

 

A neuroarquitetura é uma parte da neurociência que estuda como o espaço arquitetônico afeta nossa mente. Ela investiga como deve ser o design do espaço para melhorar o bem-estar, aumentar nosso desempenho, e reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão que as grandes cidades podem produzir. Seguindo essa linha de pensamento, alguns fatores como luminosidade, temperatura, ventilação e acústica são elementos que devem ser levados em consideração para caracterizar um ambiente de qualidade.

A neuroarquitetura que vem promovendo estudos sobre essa relação entre a arquitetura e neurociência, a fim de aplicá-los em diversos ambientes, sejam eles corporativos, escolares ou hospitalares.

Independentemente do local no qual serão aplicados, os estudos de neuroarquitetura são muito importantes e variam de acordo com o ambiente. Os estímulos sensoriais desejados para cada ambiente são diferentes e devem ser levados em consideração na hora de planejar e construir.

Ambiente corporativo

Pesquisas apontam que o ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e no comportamento do funcionário. E é por isso que é tão importante pensar em espaços mais humanizados para ambientes corporativos, levando em consideração que este deve atender às necessidades físicas e psicológicas do trabalhador.

Ambiente escolar


Esses devem possuir uma infraestrutura adequada e preparada para proporcionar conforto e segurança aos alunos, levando em consideração aspectos como condições térmicas, acústicas e edificações que assegurem o bem-estar de todos.

Ambiente hospitalar


Tornar esse espaço mais humanizado é ainda mais importante, pois é preciso manter em primeiro lugar o bem-estar dos pacientes. Nesse sentido, os conceitos de neuroarquitetura agem de maneira eficiente. As cores e a luminosidade aqui precisam expressar um ambiente mais tranquilo e de acolhimento, por isso na maioria da vezes locais da área da saúde possuem cores mais claras nas paredes.



Notícias mais Lidas

7 erros comuns na venda de imóveis online
2021-07-26
O WhatsApp pode ser um aliado para vender imóveis, mas é preciso ter atenção a erros que podem ser evitáveis. Confira quais são!
Leia mais
O novo empreendimento da Neo Incorporações está chegando!
2021-07-19
O novo empreendimento da Neo Incorporações está chegando!
Leia mais
WhatsApp Business para corretores: você ainda não usa?
2021-07-12
O WhatsApp Business é a ferramenta ideal para corretores que desejam se manter atualizados. Quer descobrir como ele funciona e muito mais? Descubra Aqui!
Leia mais