Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

15 / 03 / 2020

Neuroarquitetura e a qualidade dos ambientes

Falar em arquitetura e neurociência e ainda estabelecer uma conexão entre elas parece algo improvável, mas a relação entre essas duas áreas é muito maior do que podemos imaginar. Você já parou para pensar como o ambiente a sua volta pode influenciar no seu comportamento e nas suas emoções? A maneira como um espaço é construído e organizado é fator importante para estabelecer uma interação entre o ser humano e o ambiente.

 

A neuroarquitetura é uma parte da neurociência que estuda como o espaço arquitetônico afeta nossa mente. Ela investiga como deve ser o design do espaço para melhorar o bem-estar, aumentar nosso desempenho, e reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão que as grandes cidades podem produzir. Seguindo essa linha de pensamento, alguns fatores como luminosidade, temperatura, ventilação e acústica são elementos que devem ser levados em consideração para caracterizar um ambiente de qualidade.

A neuroarquitetura que vem promovendo estudos sobre essa relação entre a arquitetura e neurociência, a fim de aplicá-los em diversos ambientes, sejam eles corporativos, escolares ou hospitalares.

Independentemente do local no qual serão aplicados, os estudos de neuroarquitetura são muito importantes e variam de acordo com o ambiente. Os estímulos sensoriais desejados para cada ambiente são diferentes e devem ser levados em consideração na hora de planejar e construir.

Ambiente corporativo

Pesquisas apontam que o ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e no comportamento do funcionário. E é por isso que é tão importante pensar em espaços mais humanizados para ambientes corporativos, levando em consideração que este deve atender às necessidades físicas e psicológicas do trabalhador.

Ambiente escolar


Esses devem possuir uma infraestrutura adequada e preparada para proporcionar conforto e segurança aos alunos, levando em consideração aspectos como condições térmicas, acústicas e edificações que assegurem o bem-estar de todos.

Ambiente hospitalar


Tornar esse espaço mais humanizado é ainda mais importante, pois é preciso manter em primeiro lugar o bem-estar dos pacientes. Nesse sentido, os conceitos de neuroarquitetura agem de maneira eficiente. As cores e a luminosidade aqui precisam expressar um ambiente mais tranquilo e de acolhimento, por isso na maioria da vezes locais da área da saúde possuem cores mais claras nas paredes.



Notícias mais Lidas

Conheça os motivos para escolher um empreendimento da NEO
2022-05-11
Na busca pelo imóvel ideal na região do Vale dos Sinos? Apresentamos os melhores motivos para você escolher um de nossos empreendimentos. Veja Aqui!
Leia mais
Saiba por que contratar um arquiteto para o seu projeto
2022-04-14
Veja qual é a importância de contratar um arquiteto para a construção ou reforma do seu lar e entenda como ele pode fazer diferença no projeto. Confira aqui!
Leia mais
9 dicas para realizar uma mudança de forma fácil
2022-03-30
Pensando em mudar de casa ou apartamento? Trouxemos nove dicas para você fazer uma mudança organizada, descomplicada e sem estresses. Vem conferir!
Leia mais