Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

10 / 08 / 2018

Fibras vegetais podem ser a solução para construções mais sustentáveis

Usar cenouras para fazer concreto, madeira para criar novos plásticos ou até mesmo comprimi-los para criar uma “super madeira” tão leve e resistente quanto o titânio. Para algumas pessoas esses experimentos soam como uma falsificação ou algo impossível de se fazer. No entanto, esses três exemplos estão entre os mais recentes desenvolvimentos que exploram as qualidades das fibras naturais como aditivos ecológicos ou alternativas aos materiais feitos pelo homem.

 

Cientistas estão investigando as propriedades de fibras vegetais para criar uma nova geração de materiais de construção mais duráveis, resistentes e também muito mais sustentáveis. As plantas de onde veem essas fibras absorvem carbono em seu processo de crescimento, o seu uso resultaria em menos emissão de dióxido de carbono no ar.

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Mohamed Saafi, da Universidade de Lancaster na Inglaterra estuda as propriedades da cenoura, e especificamente as nanoplaquetas extraídas desses vegetais que são descartadas por supermercados. Os cientistas colaboram com a CelluComp, uma empresa britânica que produz essas plaquetas para aplicações industriais, incluindo aditivos que contribuem para o endurecimento da superfície da tinta durante a secagem.

Os cientistas trabalham em uma “super madeira” com propriedades similares as do titanio

Mas o que os cientistas estão testando com essa pesquisa são as propriedades dessas nanoplaquetas de fibra celulose extraídas das cenouras para a criação de um concreto mais resistente. O que reduziria a quantidade de cimento, gerando menos emissões de CO2.

O resultado obtido pelas primeiras pesquisas mostra que 500 gramas de plaquetas reduzem a quantidade de cimento para produzir um metro cúbico de concreto em cerca de 40kg, o que resulta em uma economia de 10%. O que faz com que esses materiais chamem cada vez mais atenção no ramo das construções civis.

Seria essa a solução para uma era de construções sustentáveis? Bom, esperamos que sim.



Notícias mais Lidas

Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
2021-05-09
Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
Leia mais
4 características de uma incorporadora de confiança
2021-05-06
Está pensando em adquirir um imóvel e não sabe por onde começar? Primeiro, busque uma empresa séria e que ofereça todo suporte necessário. Confira mais dicas!
Leia mais
Como a Neo pode ajudar a realizar o seu sonho
2021-04-20
Nós, da Neo Incorporações, nos dedicamos intensamente a entregar os melhores projetos para os nossos clientes, respeitando cada perfil familiar. Saiba mais!
Leia mais