Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

29 / 03 / 2018

5 materiais que ficam mais belos com o passar do tempo

A ação do tempo e as forças da natureza contribuem para o aspecto estético de uma construção. Tendo em vista este processo natural, é importante considerar quais matérias-primas utilizar no intuito de criar uma estrutura que seja favorecida com o passar dos anos. Alguns materiais podem ajudar a manter este aspecto, propondo um belíssimo resultado ao longo do tempo. Confira neste post alguns destes materiais que envelhecem sem perder a beleza.

Pedra / Calcário

A pedra envelhecida traz uma beleza inegável, como se contasse uma história por aquilo que foi no passado. Construções de pedra que sobreviveram décadas ou mesmo séculos apresentam-se magnificamente como estruturas dominantes, suavizadas e desgastadas pela natureza.

O material incrivelmente versátil pode ser utilizado tanto em construção de alvenaria sólida como também em fachadas de pedra fina que criam igualmente a um magnífico exterior a obra.

Madeira de Teca

A madeira de teca, como a maioria das madeiras com alto teor de ácido tânico, ganha um aspecto prateado com o passar do tempo. Além de edifícios, a madeira de teca é usada principalmente para mobília ao ar livre e construção de barcos, pois é altamente resistente. Ao contrário de outras madeiras, a de teca tem uma relação de encolhimento relativamente baixa. Embora envelheça lindamente, a madeira deve ser produzida de forma responsável, como de reflorestamento, para garantir um menor impacto ambiental.

Aço Corten

Esta lista não estaria completa se não falássemos do aço corten. A camada de cor alaranjada é formada como um revestimento de óxido passivo na superfície do material, impedindo a oxidação e protegendo o aço. Para que a camada externa se estabilize, geralmente leva de 4 a 6 meses e, dependendo do clima, a cor pode variar entre laranja, vermelho, marrom, azul ou preto. Ao contrário do aspecto enferrujado do material, o aço corten possui alta resistência, tornando-se preferível dentre outras ligas de aço.

Pinho

O pinho é outra madeira que ganha um brilho cinza-azulado ao longo do tempo. O encanto aleatório deste material é amplamente procurado, pois em muitos locais ele forma uma conexão visual com a paisagem.

Cobre e Bronze

O cobre é famoso pela “pátina verde” que se desenvolve em toda a sua superfície. Algo que leva até 30 anos em um ambiente limpo ou menos de 5 anos perto de zonas industriais. Este verde claro é causado pela formação de carbonato de cobre e sulfato de cobre reagindo com o oxigênio no ar, o que cria uma camada protetora. O bronze oxida de forma semelhante para formar uma eventual pátina verde com ricos tons de bronze.

 



Notícias mais Lidas

Conheça os motivos para escolher um empreendimento da NEO
2022-05-11
Na busca pelo imóvel ideal na região do Vale dos Sinos? Apresentamos os melhores motivos para você escolher um de nossos empreendimentos. Veja Aqui!
Leia mais
Saiba por que contratar um arquiteto para o seu projeto
2022-04-14
Veja qual é a importância de contratar um arquiteto para a construção ou reforma do seu lar e entenda como ele pode fazer diferença no projeto. Confira aqui!
Leia mais
9 dicas para realizar uma mudança de forma fácil
2022-03-30
Pensando em mudar de casa ou apartamento? Trouxemos nove dicas para você fazer uma mudança organizada, descomplicada e sem estresses. Vem conferir!
Leia mais