Bem-vindo ao Blog
5 materiais que ficam mais belos com o passar do tempo
A ação do tempo e as forças da natureza contribuem para o aspecto estético de uma construção. Tendo em vista este processo natural, é importante considerar quais matérias-primas utilizar no intuito de criar uma estrutura que seja favorecida com o passar dos anos. Alguns materiais podem ajudar a manter este aspecto, propondo um belíssimo resultado ao longo do tempo. Confira neste post alguns destes materiais que envelhecem sem perder a beleza.
Pedra / Calcário
A pedra envelhecida traz uma beleza inegável, como se contasse uma história por aquilo que foi no passado. Construções de pedra que sobreviveram décadas ou mesmo séculos apresentam-se magnificamente como estruturas dominantes, suavizadas e desgastadas pela natureza.
O material incrivelmente versátil pode ser utilizado tanto em construção de alvenaria sólida como também em fachadas de pedra fina que criam igualmente a um magnífico exterior a obra.
Madeira de Teca
A madeira de teca, como a maioria das madeiras com alto teor de ácido tânico, ganha um aspecto prateado com o passar do tempo. Além de edifícios, a madeira de teca é usada principalmente para mobília ao ar livre e construção de barcos, pois é altamente resistente. Ao contrário de outras madeiras, a de teca tem uma relação de encolhimento relativamente baixa. Embora envelheça lindamente, a madeira deve ser produzida de forma responsável, como de reflorestamento, para garantir um menor impacto ambiental.
Aço Corten
Esta lista não estaria completa se não falássemos do aço corten. A camada de cor alaranjada é formada como um revestimento de óxido passivo na superfície do material, impedindo a oxidação e protegendo o aço. Para que a camada externa se estabilize, geralmente leva de 4 a 6 meses e, dependendo do clima, a cor pode variar entre laranja, vermelho, marrom, azul ou preto. Ao contrário do aspecto enferrujado do material, o aço corten possui alta resistência, tornando-se preferível dentre outras ligas de aço.
Pinho
O pinho é outra madeira que ganha um brilho cinza-azulado ao longo do tempo. O encanto aleatório deste material é amplamente procurado, pois em muitos locais ele forma uma conexão visual com a paisagem.
Cobre e Bronze
O cobre é famoso pela “pátina verde” que se desenvolve em toda a sua superfície. Algo que leva até 30 anos em um ambiente limpo ou menos de 5 anos perto de zonas industriais. Este verde claro é causado pela formação de carbonato de cobre e sulfato de cobre reagindo com o oxigênio no ar, o que cria uma camada protetora. O bronze oxida de forma semelhante para formar uma eventual pátina verde com ricos tons de bronze.