Bem-vindo ao Blog
Construção de empreendimentos: saiba como funciona uma obra
Você já deve ter passado por um empreendimento em construção e se perguntou em qual etapa ele está, ou quanto tempo falta para ser concluído.
Quem não acompanha o dia a dia desses projetos de forma direta nem imagina o quão bem pensados e estruturados os processos devem ser para que tudo saia como planejado.
Para sanar suas dúvidas e curiosidades, vamos explicar neste blog como funciona uma obra de maneira resumida e simplificada. Acompanhe!
ETAPA INICIAL - Projeto arquitetônico
Toda e qualquer construção inicia nesta etapa, onde dezenas de estudos são realizados para idealizar o empreendimento. O projeto arquitetônico deve seguir a NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações), que indica os seguintes procedimentos:
- Estudo preliminar;
- Anteprojeto;
- Projeto legal ou de aprovação;
- Projeto executivo.
Neste momento, são feitos desenhos técnicos e outros apontamentos que indicam como ficarão as questões estruturais, topográficas, hidrossanitárias, elétricas, paisagísticas, etc.
1ª ETAPA - Estrutura
Agora, é hora de tirar o projeto do papel e mãos à obra. Tudo começa pela estrutura, pois é ela que proporcionará sustentação e estabilidade ao empreendimento.
Para suportar o peso da edificação, dos seus ocupantes e as rajadas de ventos, por exemplo, e não comprometer a obra, são aplicados:
- Fundação: após limpar e nivelar o terreno, é momento de fazer as fundações para transmitir cargas ao solo, com materiais como cimento, concreto e aço.
- Pilares: esse elemento estrutural instaurado na vertical serve para repassar as cargas (vigas e lajes) às fundações, bem como para promover maior sustentação.
- Vigas: ficam em posição horizontal e são responsáveis pela sustentação e o equilíbrio entre os pesos, normalmente apoiadas em colunas.
- Lajes: estão ligadas à cobertura e à sustentação do telhado, transmitindo o peso e a pressão da edificação para as vigas.
2ª ETAPA - Alvenaria
Assim que a base fica pronta, inicia-se o processo de fechamento e vedação da etapa anterior. A alvenaria pode ser convencional ou estrutural, ou seja, apenas com a estrutura da obra.
A construção de paredes normalmente é feita com tijolo, chapisco, drywall, madeira ou outras matérias-primas, fechando os vãos entre as vigas e os pilares.
3ª ETAPA - Cobertura
Chegou o momento de proteger o empreendimento do sol, das chuvas, ventos e outros agentes de deterioração, além de promover o conforto termoacústico.
As coberturas são produzidas com os mais diferentes tipos de materiais, como concreto, madeira, vidro, cerâmica, alumínio, chapa galvanizada e outros.
Nelas, também são acopladas as calhas, rincões e sistemas de captação de água. Hoje em dia, os painéis solares ganharam popularidade e são excelentes alternativas para os telhados.
4ª ETAPA - Acabamento
Para concluir a obra, o acabamento inclui serviços como assentamento de revestimentos, instalações elétricas, colocação de elementos, como esquadrias, azulejos e metais.
A fase inclui ainda a pintura interna e externa, colocação de vidros e armários, limpeza geral e outros detalhes que ditarão a personalidade do empreendimento.
Imaginava que uma obra funcionasse assim?
Obviamente, essa foi a forma mais sucinta de explicar um processo complexo que leva anos para acontecer.
Válido relembrar que as obras só são realizadas com o trabalho de profissionais altamente capacitados, presentes em todas as etapas para garantir uma entrega de qualidade.
Aqui, na Neo, não é diferente. Os nossos empreendimentos são pensados com carinho e passam pelas mãos de equipes qualificadas. Não deixe de conhecê-los!