Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

12 / 08 / 2021

Plantas em ambientes fechados: saiba como usar e transforme sua casa

O uso de plantas reais na decoração de cômodos em residências torna os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos.

Essa tendência já é parte do cotidiano, mas, para utilizá-las da maneira mais correta e coerente, é necessário tomar alguns cuidados.

Por isso, nós, da Neo, viemos te auxiliar com 4 dicas essenciais se você deseja se planejar e decorar os espaços da casa com lindas plantas. Leia Mais!

 

Por que decorar com plantas?

Algumas espécies ajudam a purificar o ar e essa é apenas uma das vantagens de cultivar plantinhas em seu escritório, sala ou outros espaços da residência.

Esta forma de decoração é como tornar o seu lar um refúgio em meio aos grandes centros urbanos. Utilizar plantas é destacar o ambiente com o seu verde vital, responsável por promover tranquilidade, leveza, alegria, charme e, é claro, naturalidade à casa.

Confira a seguir as dicas de como escolher as plantas ideais e onde colocá-las.


1. Conheça os tipos de plantas

Antes de qualquer passo, é preciso saber identificar as plantas e conhecer as características delas.

Prestar atenção na quantidade de contato direto com o sol que ela demanda por dia, se é uma espécie que não gosta de tomar sol diretamente, e quantas vezes por dia ou por semana é preciso regá-la são os principais fatores.

Tipos mais conhecidos:

  • Espada-de-São-Jorge – necessário deixá-la a meia sombra e regá-la sempre que a terra estiver seca.
  • Marantas - cultive a meia sombra, pois, se for mantida no sol, suas folhas podem descolorir e ficar com aspecto ressecado nas pontas.
  • Cactos e suculentas – não necessitam de adubação e nem de serem regadas frequentemente. Podem ficar em contato direto no sol.
  • Samambaia – sua manutenção demanda mais atenção, pois tem que ser regada com frequência. Deve ficar em local fresco e arejado.


2. 
Planeje bem o ambiente onde elas ficarão

É importante organizar o espaço tendo em mente o estilo que você ambiciona estabelecer e as funcionalidades do ambiente. Vamos aos exemplos:

  • Quarto – cuidado com o tamanho da planta. O ideal é utilizar plantas não frutíferas que se adaptam facilmente ao crescimento em vasos.
  • Sala – se for bem arejado, escolha espécies com o intuito de preencher espaços vazios em cantos ou entre móveis.
  • Cozinha – por sua utilidade, indicamos o cultivo de uma hortinha de ervas e temperos. Mas, atenção: evite colocar as plantas perto do fogão ou do calor gerado por ele e outros eletrodomésticos.
  • Banheiro – busque por plantas que suportem a umidade do ambiente e sua falta de luminosidade e ventilação. Sugerimos babosas, lírio-da-paz, violetas, dentre outras.

3. Pouco espaço? Opte por plantas pendentes

Se o local que você mora não possui espaço suficiente para cultivá-las, a melhor alternativa é utilizar plantas pendentes em prateleiras, escadas e estantes.

No caso das prateleiras, coloque no topo algumas espécies, como flor-de-maio, peperômia-filodendro, etc. Se a ideia é sobrepor móveis, opte por filodendro-roxo, jiboia e outras. Nas escadas há duas alternativas: colocar bonsais, por exemplo, em cada degrau ou em suportes no teto.

4. Seja criativo

A grande variedade de espécies de plantas disponíveis, possibilita termos um amplo leque de opções para decorar. Se você quer manter um padrão, escolha aquelas que combinem com o ambiente, porém, se o intuito é usar e abusar da criatividade e da beleza que a natureza nos oferece, procure utilizar várias espécies juntas, desde que seguindo os cuidados citados no primeiro item.

Dica extra: misture vasos e cachepôs a outros objetos, como livros, quadros e esculturas para dar vida aos ambientes.

 

Gostou das dicas?

Para outros conteúdos como este, acesse nosso blog e confira mais dicas.

QUERO MAIS

Notícias mais Lidas

Início do inverno: descubra como manter a sua casa aquecida no frio
2022-06-21
Saber escolher o melhor aquecedor para a sua casa é essencial para enfrentar o inverno no maior conforto. Confira aqui 5 dicas para não passar frio!
Leia mais
Saiba como não errar na hora de escolher as cores dos cômodos
2022-06-09
Vai pintar a casa? Confira aqui o que você deve considerar antes de escolher as cores para os cômodos e veja dicas de tonalidades para cada ambiente.
Leia mais
Veja algumas dicas para se tornar um corretor de imóveis de alto padrão
2022-05-30
Já pensou em ser corretor de imóveis de alto padrão? Apesar de complexa, a profissão oferece muitos benefícios. Veja como começar e ter sucesso nesse segmento!
Leia mais