Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

18 / 11 / 2021

Planta de Imóvel: saiba como identificar a do imóvel de seu interesse

Muitas pessoas têm o sonho de adquirir a casa própria antes mesmo de ela existir de fato, ou seja, comprar o imóvel ainda na planta. Essa atitude oferece vantagens para quem busca preços acessíveis e variadas opções de financiamento, além de tornar possível a construção de um lar mais com a sua cara, do seu jeito.

Contudo, esse assunto pode assustar à primeira vista, pois muitos não sabem como “ler” a planta baixa, dificultando no entendimento de como a residência ficará no futuro e os afastando dessa forma de negócio tão benéfica.

Confira a seguir dicas de como fazer uma boa análise da planta do seu próximo imóvel. Saiba Mais!

O que é uma planta baixa?

Independentemente se é um apartamento ou uma casa, todo imóvel começa com uma planta. No formato de um desenho, ela é a representação de toda a área da residência vista de cima, na horizontal, tornando possível visualizar a disposição dos cômodos, os formatos, os acessos, comprimento, largura, altura das paredes e outros detalhes.

Quais aspectos devem ser observados na planta do imóvel?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o desenho é feito em escala reduzida e proporcional, como se fosse uma miniatura da casa. Normalmente, são escalas de 1:50, 1:100 ou em centímetros.

Exemplo: se a medida for 1:50, os cômodos serão 50 vezes menores que o tamanho original deles.

Mas não se preocupe, pois todos os valores são expostos na planta.

Identificação dos cômodos

As áreas, sejam elas internas ou externas, são nomeadas para facilitar a identificação de cada espaço. Dessa forma você não terá dificuldade para localizar a sala, os quartos, cozinha, banheiro, etc., e ainda poderá verificar se os locais estão sendo bem aproveitados, com cômodos distribuídos da maneira mais adequada possível em apartamentos pequenos, as áreas para circulação em caso de residências grandes e assim por diante.

Para melhor identificar as janelas, paredes e portas, há uma hierarquia em linhas para representar cada um desses elementos. Descubra abaixo como averiguar esses detalhes.

Paredes

Para representar a divisão de cada aposento, são feitos traços grossos, normalmente na cor cinza. O tipo de parede também é informado, se será de concreto puro, drywall, etc.

Janelas

Quando houver espaços nas paredes externas, eles serão as representações das janelas. Neles, é mostrado o tamanho da esquadria (retângulo) e a disposição das folhas de vidro (linhas dentro do retângulo).

As linhas desse elemento são representadas por marcações mais fortes do que nas portas, por exemplo.

Portas

Enquanto as janelas são apresentadas no lado externo da parede, as portas podem ser vistas na parte interna. Por meio de um arco com linhas tracejadas e finas, é indicada a direção da abertura da porta.

É válido ressaltar que nem sempre serão encontrados arcos, como no caso de portas de correr, mas tudo vai estar devidamente descrito para esclarecer.

Equipamentos

Saber onde corre os pontos de água é fundamental para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, na planta são apresentados os projetos hidráulicos, identificando os locais com pia, chuveiro, vasos sanitários, com traços que delimitam o espaço para estes itens. No caso de móveis fixos, como balcões e cooktops, muitas vezes eles também aparecem no desenho.

Para mais informações sobre o encanamento e as fiações elétricas, é possível solicitar plantas específicas para o responsável técnico.

Pavimentos

Sonha em ter uma casa com dois ou mais andares? Não tem problema! Esse tipo de propriedade, que possui mais de um pavimento, terá uma planta para cada andar, sendo identificadas como “planta baixa térreo” ou “planta baixa pavimento superior”.

Pronto para analisar a planta do seu próximo lar?

Agora que você sabe como ler uma planta baixa de imóvel, já pode escolher a sua próxima residência conferindo as opções de empreendimentos aqui, da Neo.

CLIQUE AQUI



Notícias mais Lidas

Como montar uma casa inteligente: itens essenciais para ter a sua
2021-11-25
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a vida doméstica, levando praticidade e conforto. Quer montar uma casa inteligente? Conheça os itens essenciais!
Leia mais
Planta de Imóvel: saiba como identificar a do imóvel de seu interesse
2021-11-18
Vai comprar um apartamento? Descubra quais são os pontos principais que devem ser observados durante a leitura da planta do imóvel que você sonha em adquirir.
Leia mais
Conheça o empreendimento Almaa Vila Rosa
2021-11-11
Almaa Vila Rosa, o novo condomínio fechado que a Neo vem preparando para você e sua família está estreando e nós viemos contar um pouquinho mais dele. Confira!
Leia mais