Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

08 / 03 / 2021

O que é uma incorporadora?

No mercado imobiliário, há termos que podem confundir muitos clientes antes da negociação. É preciso estar atento a algumas definições para buscar a empresa correta para atender ao seu objetivo. Dois termos que geralmente causam confusão são “incorporadora” e “construtora”. Você sabe o que eles significam e quais as suas diferenças? Acompanhe o artigo e tire as suas dúvidas.

 

O que é uma incorporadora?

Empresas que se denominam como incorporadoras são aquelas que empreendem, articulam o negócio desde a busca pelo terreno ideal até as vendas das unidades. É a incorporadora que faz pesquisas junto ao público-alvo, mercado e região para determinar qual o próximo empreendimento a ser lançado. Ou seja, viabiliza a construção.

Por exemplo, um condomínio de casas de alto padrão exige determinadas características, como ótima localização, boa infraestrutura no entorno, etc. Cabe, então, a incorporadora buscar terrenos que preencham estas necessidades.

É ela que viabiliza a parte burocrática do empreendimento, além ser responsável por garantir que os prazos sejam cumpridos. Em geral, cabe a esta empresa também fazer a divulgação e venda dos imóveis.

 

E a construtora?

A construtora é a empresa contratada pela incorporadora para executar a construção civil. É quem coloca a “mão na massa”, de fato.

A construtora tem que contratar a mão de obra e geri-la, comprar os materiais necessários para a obra, contratar máquinas, atestar a segurança da construção, enfim, construir o edifício em si para que tudo esteja de acordo no momento de entregar às chaves aos futuros moradores.

Cabe a construtora respeitar as determinações da incorporadora, como tais níveis de qualidade, orçamento máximo da obra, etc.

Qualquer possível falha estrutural futura é de responsabilidade da construtora. Por isso, a importância de as incorporadoras contratarem empresas sérias e de confiança para executarem seus projetos. 

 

Como a incorporadora e a construtora se relacionam?

É uma relação de parceria, não de competitividade. Enquanto a incorporadora organiza todo o planejamento e vende as unidades de determinado empreendimento, é a construtora que tira, de fato, o projeto do papel, fazendo com que ele se torne “realidade”.

Vale salientar que a incorporadora e a construtora podem constituir uma só empresa, desde que sua documentação esteja dentro das exigências legais. Portanto, há possibilidade de uma incorporadora ser também uma construtora. 

 

Agora que você já compreendeu a diferença e não irá mais errar ao falar sobre construtoras e incorporadoras, conheça os empreendimentos da Neo Incorporações, clicando aqui.



Notícias mais Lidas

Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
2021-05-09
Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
Leia mais
4 características de uma incorporadora de confiança
2021-05-06
Está pensando em adquirir um imóvel e não sabe por onde começar? Primeiro, busque uma empresa séria e que ofereça todo suporte necessário. Confira mais dicas!
Leia mais
Como a Neo pode ajudar a realizar o seu sonho
2021-04-20
Nós, da Neo Incorporações, nos dedicamos intensamente a entregar os melhores projetos para os nossos clientes, respeitando cada perfil familiar. Saiba mais!
Leia mais