Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

16 / 12 / 2021

Como montar a mesa de jantar para as festas de final de ano

Com 2021 chegando ao fim, os eventos festivos tomam conta do calendário e as jantas com os amigos, colegas e familiares tornam-se cada vez mais frequentes. Umas das comemorações mais encantadoras e mágicas, o Natal e o Ano-Novo, por todo o significado que carregam são aguardadas por muitos, o que torna o momento ainda mais especial.


Quem é anfitrião nessas celebrações, sabe o quão importante é causar uma boa impressão para os convidados e, para isso, nada melhor do que montar uma bela mesa de jantar.


Além da comida ser boa, a decoração também deve ser maravilhosa, por isso, trouxemos 4 dicas para você preparar uma montagem impecável. Confira!

Pense no perfil dos seus convidados

Antes de chegarmos às dicas, é muito importante entender quem são os convidados, sejam eles os amigos, colegas de trabalho ou faculdade, namorado ou esposa, filhos ou aqueles parentes que você não via há tempos.


Cada um desses perfis possuem características que vão influenciar no jantar, como por exemplo: se for a dois, com a pessoa amada, a mesa será enxuta, enquanto para toda a galera do seu trabalho, ela deverá ser maior e com mais coisas.


Mas não se preocupe, montar de acordo com a ocasião e as pessoas presentes é mais fácil do que parece. Leia a seguir as dicas:

  1. Mesa informal

    Se o momento pedir casualidade, vá de informalidade. O jantar mais informal, com os amigos e colegas, por exemplo, necessita apenas do básico. Invista em toalhas coloridas e animadas ou até mesmo jogos americanos, tudo vai depender de quantos serão acomodados à mesa.
    Os garfos, facas, colheres e copos podem ser os mesmos do seu dia a dia, enquanto as taças não precisam ser as mais sofisticadas. Use um porta-guardanapos simples, que fique no centro ou próximo a todos.
    Os pratos também podem ser descontraídos, com figuras temáticas. Na mesa, se não atrapalhar as demais coisas, coloque itens decorativos (principalmente se for ceia natalina).
  2. Mesa sofisticada

    Com base nas cores branco e dourado, enriqueça a decoração com artigos decorativos não muito atrativos. Utilize jogos americanos padronizados e discretos, tendo ao lado guardanapo de tecidos clássicos ou até mesmo mais rústicos, dobrado em formato de triângulo e envolto por uma espécie de presilha delicada.
    Escolha louças e talheres mais formais, aquelas que não são usadas durante a rotina. Posicione o prato no centro do jogo americano, com os talheres em cima do guardanapo. A faca deve ser colocada ao lado direito do prato, com as serrinhas viradas para dentro. Também na direita, coloque a taça de vinho e de água.
  3. Mesa romântica

    Se é para um date ou para celebrar com a pessoa da sua vida, a mesa deve ser mais intimista, posicionando as cadeiras frente a frente. Os tons podem ser neutros, puxando para o rosa ou vermelho.
    A escolha entre toalha e jogo americano é pessoal, vai de acordo com aquilo que você sente que o seu amor achará mais agradável. Aposte em pequenos vasinhos de flores, velas pequenas ou uma iluminação baixa.
    A escolha da louça e dos talheres deve ser adequada à montagem da mesa, então não escolha cores destoantes das da toalha, por exemplo. Escolha as taças ou copos conforme a bebida escolhida.
  4. Mesa simples

    Quando se tem a criançada presente ou muitas pessoas num geral, é interessante optar por uma mesa mais simples e dinâmica. Isso porque quanto mais gente, mais coisas estarão sobrepostas, podendo dificultar o manuseio de cada item e diminuindo o espaço de todos.
    Toalhas leves e curtas, com desenhos florais, listras ou de apenas uma cor são uma ótima pedida. Os pratos podem também ser mais discretos, de um único tom.
    Não há a necessidade de colocar os talheres de todas as refeições sobre o aparelho de jantar, opte por pegar as colheres de sobremesa apenas no momento que ela será servida. Os copos também podem ser os do dia a dia e, se houver crianças muito pequenas, não tem problema nenhum em colocar itens de plástico para evitar acidentes.

Boas festas!

Use as dicas do blog da Neo para tirar atenção da piada sobre o pavê e aproveite bons momentos ao lado de quem mais ama. Para mais conteúdos salvadores, clique no botão abaixo.

MAIS DICAS



Notícias mais Lidas

Top 6 aplicativos para ajudar na decoração do seu lar
2022-01-10
Veja os aplicativos mais utilizados que inspiram e ajudam a transformar a decoração dos cômodos de casas e apartamentos. Saiba Mais!
Leia mais
O que é um imóvel de alto padrão?
2022-01-03
Conheça os principais diferenciais dos imóveis residenciais de alto padrão e descubra qual a importância de realizar investimentos neles.
Leia mais
Como montar a mesa de jantar para as festas de final de ano
2021-12-16
As festas de final de ano estão chegando e quem ainda não pensou em como preparar a mesa para o jantar, não pode perder as nossas dicas. Saiba Mais!
Leia mais