Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

15 / 03 / 2021

Confira dicas para deixar seu condomínio sustentável

Sustentabilidade é um tema cada vez mais em alta no Brasil e no mundo. A necessidade de adotar práticas que coloquem o meio ambiente como prioridade é fundamental para a saúde do nosso planeta.

Isso pode começar pelos próprios locais onde moramos. Em um condomínio, por exemplo, com boas práticas sustentáveis você vai estar ajudando tanto o meio ambiente, quanto servindo de exemplo para os outros moradores.

Quer saber como? Preparamos cinco dicas para você deixar seu condomínio sustentável. Confira!

Separe o lixo corretamente

Um dos grandes problemas de poluição no mundo se dá devido ao descarte incorreto do lixo. Em um local com maior número de pessoas convivendo, como um condomínio, isso pode ser ainda pior.

Portanto, é importante separar o lixo corretamente antes de colocá-lo nas lixeiras. Seletivo de um lado, orgânico do outro.

Para facilitar e orientar as pessoas caso não saibam fazer o descarte correto, o síndico pode fixar materiais informativos nas lixeiras ou próximos delas, explicando quais objetos vão em cada uma.

Crie uma horta

Alimentos orgânicos, além de contribuírem para diminuir a poluição causada pelas indústrias e os agrotóxicos, são muito melhores para a nossa saúde.

Por isso, crie uma horta em algum espaço com terra, que não esteja sendo ocupado dentro do condomínio, e cultive frutas e hortaliças, como alface, tomate, cenoura, maçãs, laranjas, entre outros.

Caso não haja um espaço assim ao ar livre, você pode criar uma mini-horta dentro do espaço da sua casa ou apartamento, em vasos de plantas ou montar canteiros menores.

Use energia sustentável

Outra alternativa sustentável é o uso da energia solar para abastecer o condomínio. Com a instalação de painéis solares, os benefícios são vários. Além de ajudar o meio ambiente, é possível reduzir o valor da sua conta de luz em até 95%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ainda garante aos condomínios que, se o consumo for menor do que o produzido pelos painéis durante o mês, o valor extra será transformado em crédito para usar nos meses seguintes.

Uso da água da chuva

Criando um sistema para armazenar a água da chuva, ela pode ser reutilizada nos serviços de limpeza do condomínio.

Além de ser útil para lavar pisos, paredes e calçadas, pode-se irrigar a horta com ela. Assim, o gasto na conta de água também vai ficar menor.

Valorize o verde

Plantas, árvores e grama não só ajudam a embelezar o local, mas contribuem para criar um ambiente mais natural e facilitam a respiração, já que são umidificadoras do ar.

Confira algumas dicas de espécies e onde melhor se adaptam.

Áreas externas: palmeira, árvores de médio e grande porte, floridas e perfumadas, como a Jasmin Manga.

Áreas cobertas: Palmeira Chamaedorea, folhagens como o Pacová e o Phillodendro Angolado.

 

Na Neo Incorporações, além de oferecermos opções de condomínios atemporais e com designs únicos para nossos clientes, valorizamos o meio ambiente e contribuímos para um mundo mais sustentável.

 

Clique aqui e conheça nosso site.



Notícias mais Lidas

Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
2021-05-09
Dia das Mães: uma homenagem para aquelas que foram nosso primeiro lar
Leia mais
4 características de uma incorporadora de confiança
2021-05-06
Está pensando em adquirir um imóvel e não sabe por onde começar? Primeiro, busque uma empresa séria e que ofereça todo suporte necessário. Confira mais dicas!
Leia mais
Como a Neo pode ajudar a realizar o seu sonho
2021-04-20
Nós, da Neo Incorporações, nos dedicamos intensamente a entregar os melhores projetos para os nossos clientes, respeitando cada perfil familiar. Saiba mais!
Leia mais