Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

09 / 09 / 2021

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel?

Juntar dinheiro para comprar um imóvel e viver os próximos anos de sua vida é um dos maiores objetivos dos brasileiros, mas nem todos conseguem adquirir o tão sonhado bem pagando à vista, o que torna mais recorrente a busca por financiamentos.

Para financiar e dar entrada em uma residência, é preciso que o comprador esteja devidamente preparado com um planejamento financeiro, as contas em dia e outros aspectos que são fundamentais.

Quer saber quais são? Vem com a Neo para entender melhor sobre o tema e conferir dicas exclusivas para alcançar essa meta.

Sonho da casa própria

Deixar de pagar aluguel é, sem dúvida alguma, um dos grandes sonhos da população brasileira. Sinônimo de conforto, estabilidade e segurança, viver em um lar pago com o seu dinheiro é um verdadeiro prêmio pessoal.

Por ser uma conquista de valor alto, muitos recorrem a alternativas mais viáveis a médio e longo prazo para realizar a compra, sendo o financiamento imobiliário uma das principais. Contudo, mesmo financiando, é necessário oferecer uma entrada ao dono do imóvel ou incorporadora, como uma garantia e, também, com o intuito de diminuir os juros e parcelas.

Porém, todo esse processo deve ser feito com comodidade, sem comprometer você, o proprietário ou a financiadora.

Quer saber como fazer isso? Confira 5 dicas que irão te ajudar a conquistar o seu objetivo.

 

  1. Analise suas contas

Um bom modo de começar é colocando na ponta do lápis a sua renda, os seus gastos fixos e as contas parceladas atuais. As despesas de quem mora com você e vai junto para o novo lar também devem ser contabilizadas.

Analise quanto é gasto atualmente, o que será necessário para o futuro e quando as demais parcelas terminam. Ter controle é primordial!

 

  1. Busque formas de economizar

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, nós sabemos, mas para conquistar o apartamento próprio, é necessário fazer alguns esforços. Após avaliar a sua renda familiar mensal, inicie o corte de gastos supérfluos ou que não farão falta pelos próximos meses.

Faça trocas conscientes, como ir para o trabalho de bicicleta ou ônibus ao invés do carro.

Ou, para não ser tão severo, diminuir o consumo de determinadas coisas, como energia, combustível e água também pode ser um bom começo.

 

  1. Renda extra

Um outro jeito de conseguir dinheiro para dar uma boa entrada é tendo uma renda extra. Ou seja, aquele momento que você não tem compromisso com o trabalho, amigos ou família, pode ser usado para ganhar mais dinheiro. Algumas opções são:

  • Vender produtos ou serviços;

  • Oferecer consultorias naquilo em que é especialista;

  • Realizar pequenos freelances;

  • Comercializar aquilo que você não usa ou não gosta mais, mas ainda está em boas condições de uso;

  • E muitas outras formas!

  1. Compre imóveis na planta

Como este é um investimento a longo prazo, não demandando a pressa de se mudar, a possibilidade de adquirir o seu apartamento ainda na planta é uma ótima solução para pagar menos.

Muitas vezes é possível parcelar a entrada, condição excelente que favorece o comprador e dá mais tempo para economizar até a entrega das chaves.

 

  1. Alternativas ao seu favor

Para quem não consegue ou não quer utilizar "dinheiro vivo", existem outras maneiras para dar uma entrada.

Envolver o seu imóvel atual ou antigo, mas que ainda está sob a sua posse, pode ajudar a reduzir os juros do financiamento e até mesmo abater impostos.

Outra forma é utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas, para isso, é importante consultar o seu gerente da Caixa Econômica Federal para avaliar as condições de uso desse recurso.

 

Gostou das dicas?

Agora que você já sabe como dar entrada em um imóvel, está na hora de descobrir os erros que são muito comuns na hora da aquisição, mas podem ser evitados. Pensando em alertar você sobre estas situações, separamos os três erros mais comuns que acontecem quando alguém está à procura de um imóvel para compra.

LEIA AQUI



Notícias mais Lidas

Como sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria
2021-10-14
Parar de pagar aluguel e adquirir um imóvel próprio é um sonho, mas existem muitos erros que podem distanciar você dessa conquista. Quer evitá-los? Leia Aqui!
Leia mais
Escritório em casa: confira 5 formas para criar o seu
2021-09-21
Se o home office faz parte da sua vida, ter um escritório em casa é fundamental. Descubra como criar o seu com as dicas que a Neo trouxe para você. Leia Mais!
Leia mais
CRM para corretores de imóveis: a tecnologia pode ajudar a melhorar suas vendas
2021-09-15
Venha com a Neo e descubra o que é o CRM e como ele pode auxiliar os corretores a melhorar a relação com os clientes e, também, potencializar as suas vendas.
Leia mais