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17 / 03 / 2022

5 estratégias de pós-vendas para corretores

Falamos por aqui algumas dicas de como ser um bom corretor de imóveis para se destacar em meio a alta competitividade do mercado, já conferiu? Mas, o que muitos não sabem é que além do relacionamento durante as etapas de captação de cliente e venda, o momento após a assinatura do contrato também precisa de atenção.

Quem pensa que o seu trabalho chegou ao fim assim que a venda do imóvel é fechada, precisa urgentemente conferir as dicas que trouxemos no artigo de hoje. Leia Mais!

O que é o pós-venda?

No contexto imobiliário, o pós-vendas representa tudo aquilo que é feito depois que a negociação foi finalizada, seja ela positiva ou não. Ou seja, mesmo que a venda não tenha sido concretizada, manter uma boa relação com a pessoa pode gerar bons frutos num futuro não tão distante.

Em resumo, esse relacionamento seguirá de maneira mais sutil, mas ainda assim de uma forma que demonstre que você está lá pelo cliente. Mantenha contato via mensagens, disponibilize números de profissionais confiáveis para possíveis reformas ou outros serviços, dentre outras coisas.

Por que o pós-vendas é tão importante?

Realizar o pós-vendas com qualidade é crucial para que a experiência seja completa e o cliente fique satisfeito. Confira as maiores vantagens dessa etapa:

  • Fidelização: ao proporcionar uma jornada do cliente satisfatória, ele permanecerá em contato e, assim, você estará ampliando a sua cartela para futuras novas vendas.
  • Indicações: quando o cliente é fidelizado e está plenamente contente com o seu atendimento, ele não pensará duas vezes em indicá-lo para outras pessoas.
  • Redução de custos: correr atrás de papelada e outras burocracias necessárias em processos de vendas é cansativo e até mesmo caro, por isso, é importante manter o cliente ao seu lado, afinal, os procedimentos serão facilitados. Conquistar novos clientes pode ser até oito vezes mais caro!
  • Boa reputação: com indicações e elogios ao seu trabalho de pós-vendas, você ganha uma reputação positiva no mercado e em meio aos concorrentes, tornando-se uma referência no ramo.

Como realizar um bom pós-vendas?

Não pense que essa etapa é complicada ou inconveniente, basta estar preparado, dedicar-se e entender os limites.

  • Faça o follow-up

Realize o acompanhamento do cliente, seja pessoalmente ou por telefone, garantindo que ele está devidamente satisfeito, perguntando como estão sendo os primeiros dias na moradia e assim por diante.

  • Datas comemorativas

Se você planeja fidelizar aquele cliente ou ele já está na sua cartela há muito tempo, aproveite as datas comemorativas (Natal, aniversário, Páscoa) para presenteá-lo. Mesmo que seja apenas com um pequeno agrado ou algum benefício em valor, a lembrança e consideração irão deixá-lo muito feliz.

  • Seja acessível

Após a instalação na residência, o cliente pode ter dúvidas, sentir alguma dificuldade ou surgir algum problema que só você poderá ajudá-lo. Por isso, esteja sempre atento às ligações e mensagens, e mostre-se receptivo para responder as dúvidas.

  • Agilidade

Atualmente, a rotina das pessoas é uma verdadeira correria, por isso, sempre que o cliente precisar da 2ª via de um boleto, renegociação ou depender de qualquer outra ajuda, você precisa ser ágil para não deixá-lo esperando muito tempo.

  • Organize-se

Independentemente se você possui muitos clientes ou está começando agora, é preciso estar com todas as informações do seu trabalho organizadas. Desse modo, caso haja a necessidade de localizar algum dado na pós-venda, será mais fácil de encontrá-lo. Dica: utilize ferramentas exclusivas para ajudá-lo.


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