Vamos conversar?

Quer saber mais sobre algum empreendimento ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Bem-vindo ao Blog

18 / 05 / 2018

O papel das cores na arquitetura

As cores e suas percepções são responsáveis ​​por uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nosso relacionamento psíquico-espacial. Apesar de sua presença e suas variações, presentes em todos os lugares, você já se perguntou qual é o papel da cor na arquitetura?

Assim como os elementos construtivos que compõem o objeto arquitetônico, a aplicação de cores nas superfícies também influencia a experiência do usuário no espaço. Normalmente, a cor é usada para designar os nuances que atuam como estímulos de sensações.

Descrever a relação de cores sob os diferentes aspectos é tão complexo quanto extenso. A cor pode ser associada à psicologia, ao simbolismo ou ao misticismo. Ela obtém diferentes significados de acordo com o período artístico, histórico ou mesmo cultural.

Se estabelecermos um ambiente com paredes, pisos e tetos neutros, ao aplicar certas cores nas diferentes superfícies, diversos efeitos visuais aparecerão. Por exemplo, se aplicarmos um tom mais escuro no teto, a sensação de um espaço menor é gerada, se aplicarmos cor à parede central do espaço, surge a ideia de um certo encurtamento espacial, enquanto, se aplicada a todas as paredes, dará a percepção de um espaço maior do que realmente é.

Se apenas as paredes laterais do espaço são pintadas, a ideia de estreitamento é denotada. Caso contrário, ao pintar a parede central e o teto no mesmo tom, o ambiente parece se expandir. Se você quiser, por exemplo, diminuir a altura do espaço ou colocar o foco na altura do olhar, basta pintar todas as superfícies a meia altura, colocando os tons mais escuros nas superfícies superiores.

Mas as cores não existem sem a presença da luz. Ela não tem existência material: é somente a sensação causada pelo reflexo da luz sobre a nossa visão. As cores estão intimamente ligadas aos estímulos psicológicos e podem ser trabalhadas em conjunto com os volumes e a forma de cada projeto.

 

Cores e sensações

 

Azul: Transmite o sentimento de positividade, confiança e segurança. É frequentemente usado em espaços comerciais, como agências bancárias, escritórios e empresas.

Amarelo: Leva à ideia de otimismo, curiosidade, jovialidade e atmosfera brilhante. Frequentemente utilizado em espaços comerciais ou restaurantes para ganhar a atenção do público.

Vermelho: Esta cor mostra energia, excitação, impulso. Por isso, é regularmente utilizado em espaços comerciais, como lojas ou fast food, entregando a ideia de compulsividade e desejo do consumidor.

Verde: evoca calma, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É usado regularmente em espaços relacionados à saúde e ao bem-estar, como hospitais e centros de relaxamento.

Laranja: Como resultado da combinação de amarelo e vermelho, oferece a ideia de intensidade, criatividade, euforia e entusiasmo. É frequentemente usado em ambientes criativos, como escritórios, estúdios e escolas. Se usado em conjunto com o azul, transmite a ideia de impulsividade e confiança.



Notícias mais Lidas

Conheça os motivos para escolher um empreendimento da NEO
2022-05-11
Na busca pelo imóvel ideal na região do Vale dos Sinos? Apresentamos os melhores motivos para você escolher um de nossos empreendimentos. Veja Aqui!
Leia mais
Saiba por que contratar um arquiteto para o seu projeto
2022-04-14
Veja qual é a importância de contratar um arquiteto para a construção ou reforma do seu lar e entenda como ele pode fazer diferença no projeto. Confira aqui!
Leia mais
9 dicas para realizar uma mudança de forma fácil
2022-03-30
Pensando em mudar de casa ou apartamento? Trouxemos nove dicas para você fazer uma mudança organizada, descomplicada e sem estresses. Vem conferir!
Leia mais