Bem-vindo ao Blog
O papel das cores na arquitetura
As cores e suas percepções são responsáveis por uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nosso relacionamento psíquico-espacial. Apesar de sua presença e suas variações, presentes em todos os lugares, você já se perguntou qual é o papel da cor na arquitetura?
Assim como os elementos construtivos que compõem o objeto arquitetônico, a aplicação de cores nas superfícies também influencia a experiência do usuário no espaço. Normalmente, a cor é usada para designar os nuances que atuam como estímulos de sensações.
Descrever a relação de cores sob os diferentes aspectos é tão complexo quanto extenso. A cor pode ser associada à psicologia, ao simbolismo ou ao misticismo. Ela obtém diferentes significados de acordo com o período artístico, histórico ou mesmo cultural.
Se estabelecermos um ambiente com paredes, pisos e tetos neutros, ao aplicar certas cores nas diferentes superfícies, diversos efeitos visuais aparecerão. Por exemplo, se aplicarmos um tom mais escuro no teto, a sensação de um espaço menor é gerada, se aplicarmos cor à parede central do espaço, surge a ideia de um certo encurtamento espacial, enquanto, se aplicada a todas as paredes, dará a percepção de um espaço maior do que realmente é.
Se apenas as paredes laterais do espaço são pintadas, a ideia de estreitamento é denotada. Caso contrário, ao pintar a parede central e o teto no mesmo tom, o ambiente parece se expandir. Se você quiser, por exemplo, diminuir a altura do espaço ou colocar o foco na altura do olhar, basta pintar todas as superfícies a meia altura, colocando os tons mais escuros nas superfícies superiores.
Mas as cores não existem sem a presença da luz. Ela não tem existência material: é somente a sensação causada pelo reflexo da luz sobre a nossa visão. As cores estão intimamente ligadas aos estímulos psicológicos e podem ser trabalhadas em conjunto com os volumes e a forma de cada projeto.
Cores e sensações
Azul: Transmite o sentimento de positividade, confiança e segurança. É frequentemente usado em espaços comerciais, como agências bancárias, escritórios e empresas.
Amarelo: Leva à ideia de otimismo, curiosidade, jovialidade e atmosfera brilhante. Frequentemente utilizado em espaços comerciais ou restaurantes para ganhar a atenção do público.
Vermelho: Esta cor mostra energia, excitação, impulso. Por isso, é regularmente utilizado em espaços comerciais, como lojas ou fast food, entregando a ideia de compulsividade e desejo do consumidor.
Verde: evoca calma, tranquilidade, serenidade e bem-estar. É usado regularmente em espaços relacionados à saúde e ao bem-estar, como hospitais e centros de relaxamento.
Laranja: Como resultado da combinação de amarelo e vermelho, oferece a ideia de intensidade, criatividade, euforia e entusiasmo. É frequentemente usado em ambientes criativos, como escritórios, estúdios e escolas. Se usado em conjunto com o azul, transmite a ideia de impulsividade e confiança.